Porque minhas costas doem?

Umas das queixas mais comuns nas clínicas de fisioterapia hoje em dia é a dor nas costas.

Estima-se que mais de 80% da população mundial poderá ter dor nas costas ou problemas na coluna pelo menos uma vez na vida. Essas dores são geradas por diferentes tipos de lesões ou doenças, podendo ser agudas ou crônicas.

As agudas, na sua maior parte, são resultados de uma doença, inflamação ou lesão de tecidos. Este tipo de dor geralmente surge de repente, por exemplo, após trauma, sobrecarga, atividades de impacto e etc. A causa da dor aguda geralmente pode ser diagnosticada e tratada. A dor é auto-limitante, ou seja, é limitada a um determinado período de tempo e de gravidade. Em alguns casos raros, pode se tornar crônica.

Já a dor crônica é amplamente acreditada como representando uma doença em si. Ele pode ser piorada por fatores ambientais e psicológicos. A dor crônica persiste durante por um maior período de tempo do que a dor aguda, e é resistente à maioria dos tratamentos médicos. Ela pode muitas vezes causar graves problemas para os pacientes.

Hoje então apresentaremos no conteúdo sobre as possíveis causas de dores crônicas na coluna lombar (a mais comum) e então você poderá identificar o que está lhe causando tanta dor e desconforto no seu dia dia,

Hérnia de disco lombar

O centro gelatinoso de um disco lombar pode romper a camada externa e irritar uma raiz nervosa próxima. A parte hérnia do disco está cheia de proteínas que causam inflamação quando atingem uma raiz nervosa, e a inflamação, assim como a compressão do nervo, causam dor na raiz nervosa. A parede do disco também é ricamente suprida por fibras nervosas, e uma ruptura na parede pode causar dor severa.

Doença degenerativa do disco

Ao nascimento, os discos intervertebrais estão cheios de água e estão mais saudáveis. À medida que as pessoas envelhecem com o tempo, os discos perdem a hidratação e o desgaste. Como o disco perde a hidratação, ele também não pode resistir às forças e transfere força para a parede do disco, o que pode causar lágrimas e causar dor ou enfraquecimento que podem levar a uma herniação. O disco também pode colapsar e contribuir para a estenose.

Disfunção articular facetária

Existem duas articulações facetadas atrás de cada disco em cada segmento de movimento na coluna lombar. Essas articulações têm cartilagem entre os ossos e são cercadas por um ligamento capsular, que é ricamente inervado pelos nervos. Essas articulações podem ser dolorosas por si mesmas ou em conjunto com a dor do disco.

Disfunção da articulação sacroilíaca

A articulação sacroilíaca conecta o sacro na parte inferior da coluna a cada lado da pélvis. É uma articulação forte e de baixo movimento que absorve principalmente o choque e a tensão entre a parte superior do corpo e a parte inferior do corpo. A articulação sacroilíaca pode tornar-se dolorosa se ficar inflamada ( sacroileíte ) ou se houver movimento excessivo ou mínimo da articulação.

Estenose espinal

Esta condição provoca dor através do estreitamento do canal vertebral, onde as raízes nervosas estão localizadas. O estreitamento pode ser central, foraminal ou ambos, e pode estar em um único nível ou múltiplos níveis na parte inferior das costas.

Espondilolistese

Essa condição ocorre quando uma vértebra desliza sobre a adjacente. Existem 5 tipos de espondilolistese, mas os mais comuns são secundários a um defeito ou fratura da parte (entre as facetas articulares) ou instabilidade mecânica das facetas articulares (degenerativas). A dor pode ser causada por instabilidade (costas) ou compressão dos nervos (perna).

Osteoartrite

Esta condição resulta do desgaste das juntas do disco e da faceta. Causa dor, inflamação, instabilidade e estenose em grau variável e pode ocorrer em um único nível ou múltiplos níveis da parte inferior da coluna. A osteoartrite da coluna vertebral está associada ao envelhecimento e é lentamente progressiva. É também referido como espondilose ou doença articular degenerativa.

Deformidade da coluna

A curvatura da coluna pode incluir escoliose ou cifose . A deformidade pode estar associada à dor lombar se levar à quebra dos discos, articulações facetárias, articulações sacroilíacas ou estenoses.

Trauma

Fraturas agudas ou luxações da coluna podem levar à dor. A dor lombar que se desenvolve após um trauma, como um acidente de automóvel ou uma queda, deve ser avaliada clinicamente.

Fratura por compressão

Uma fratura que ocorre na vértebra cilíndrica, na qual o osso essencialmente cede em si, pode causar dor súbita. Esse tipo de fratura é mais comum devido a ossos fracos, como a osteoporose , e é mais comum em pessoas mais velhas.

É importante notar que a presença de uma ou mais dessas condições não significa necessariamente que é a causa da dor. Por exemplo, osteoartrite ou doença degenerativa do disco pode aparecer em um estudo de imagem, mas a pessoa pode não relatar dor.

Portanto o post de hoje foi para esclarecer às pessoas com dores lombares, quais podem ser os possíveis problemas e/ou doenças da coluna que podem estar acontecendo.

Deixamos claro a importância de se realizar uma avaliação com médico ou fisioterapeuta especializados em coluna vertebral, pois só por meio de exames clínicos e de imagem você poderá saber ao certo o porque as suas costas doem.

Rafael Mian da Silva

#dor #costas #ciático #hérniadedisco #hérnia #lombar #tratamento #causas #crônicas #dornascostas