• GoFisio

O que sua postura diz sobre você? Descubra agora!


Sabia que sua postura diz muito sobre você? Sua personalidade, seu comportamento e o que você diz pode alterar o modo como as outras pessoas te enxergam e se relacionam com você.

Por exemplo, imagine uma pessoa forte, poderosa e confiante à sua frente.

Quem seria essa pessoa na imagem abaixo?

Sem dúvida a terceira mulher! Ela está à sua frente de pé, membros alinhados, com o peito aberto e a cabeça erguida.

"É uma pessoa que está pronta para enfrentar o mundo!"

Ter uma boa postura é essencial para a imagem corporal, o alinhamento postural é diretamente relacionado ao ânimo, disposição e autoestima, traz benefícios ao corpo e a mente.

Ou seja, a sua aparência e comportamento está diretamente relacionada à sua postura. Porém, apesar da importância de ter uma boa postura, a maioria de nós não faz nada para melhorá-la. Cuidamos de nosso corpo somente para a melhoria estética e em casos mais severos para melhora do quadro de dor.

Com costas curvadas e quadris desequilibrados além da alteração da imagem pessoal, esses problemas podem vir a resultar em um mau alinhamento, causando vários tipos de problemas, dores e déficits energéticos.

E você, precisa melhorar sua postura?

Para resolver o problema, primeiro você precisa identificar a causa. A maioria dos desvios posturais ocorre porque os músculos que trabalham para manter uma articulação no lugar não estão em harmonia. De um modo geral, um grupo muscular estará encurtado e o grupo muscular oposto estará fraco.

Por exemplo, pessoas com ombros que se inclinam para a frente com muita frequência têm músculos peitorais encurtados que puxam os ombros para a frente e os giram em direção à linha média do corpo. Agora associe peitorais encurtados com músculos das costas fracos, e você tem um desequilíbrio que afasta a cintura escapular de sua posição ideal.

Quando ocorrem desequilíbrios como esses, os músculos hiperativos compensam os músculos hipoativos, o que causa tensão, fadiga, desconforto e uma série de compensações e mau alinhamento por todo o corpo.

A maneira mais fácil e eficaz de corrigir os desequilíbrios é alongar os músculos encurtados e fortalecer os músculos fracos. Porém isso não é uma tarefa simples para indivíduos que não possuem conhecimento sobre biomecânica, cinesiologia e anatomia.

Procure um profissional especializado para a melhora da postura!

Portanto se você se olhar no espelho e achar que sua postura pode melhorar, procure um médico ou fisioterapeuta para a realização de exames clínicos e de imagem. Profissionais especializados poderão lhe ajudar a conseguir um melhor alinhamento e impressão da imagem corporal.

Venha para a GoFisio, melhore sua postura e seja uma nova pessoa!

Rafael Mian da Silva

Fisioterapeuta

#postura #dor #defict #energia #alinhamento #postural #harmonia #vidanova #colunavertebral

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo